Percursos Pedestres
Disponibilizamos aqui um conjunto de percursos pedestres oficiais e homologados, acompanhados dos respectivos folhetos/mapas.
Podem ser pesquisados por Região e/ou por Concelho e ainda por nível de dificuldade
A responsabilidade da marcação, manutenção.e segurança dos percursos são da exclusiva responsabilidade da respectiva entidade gestora (ver folhetos), sendo a Ambitare,com totalmente alheia ao assunto, funcionando apenas como entidade promotora oficiosa.
      
          Piodão - Peneda da Sombra        -  
          Arganil    
    
            
  O percurso é realizado, em parte, no caminho utilizado na ligação entre as aldeias do Piódão e da Malhada Chã, nas incontáveis idas e vindas feitas a fim de ir trabalhar aqui ou acolá, transportando materiais pesados, como traves, lenha e molhos de mato, nas idas a missa, a escola, no transporte os mortos, para serem sepultados no cemitério do Piódão, e também para ir e vir das festas, umas das poucas oportunidades de divertimento da população.
  
      
          Por Serras de Cabanas e Quinta do Anjo - PR2 PLM        -  
          Palmela    
    
            
  A Serra de S. Francisco integra o conjunto de relevos que constituem o Parque Natural da Arrábida, conjuntamente com as Serras do Louro, Gaiteiros, São Luís e Arrábida. Conjuntamente com a Serra do Louro, a Serra de S. Francisco constitui a terceira linha de relevos entre as Necessidades e Palmela sendo a continuação dos montes de Azeitão
  
      
          Rota dos Recantos e Encantos - PR5        -  
          Proença-a-nova    
    
            
  A partir de Alvito da Beira, percorra o vale verdejante ao longo de antigas levadas que ligavam as povoações de Alvito, Lameiro da Mó e Cova do Alvito – hoje sem residentes fixos, mas muito bem preservada. O percurso atravessa por três vezes a ribeira, onde pode apreciar a vegetação ribeira e, com sorte, avistar uma lontra.
  
      
          Santa Maria - PR1        -  
          Sintra    
    
            
  Digno de registo é a tomada de vistas sobre o maciço de arvoredo do Parque da Liberdade, tendo em fundo o Palácio Nacional que se desfruta da Rua das Murtas com plátanos, araucárias, ciprestes, pinheiros, cedros, palmeiras, eucaliptos e casuarinas ou falsos-pinheiros-do-Japão.
  
      
          Rota dos Laranjais - PR1 TND        -  
          Tondela    
    
            
    Espraiada pela vertente nascente da Serra do Caramulo, Castelões é terra que se caracteriza por elevados declives - ora armados em socalcos cobertos por extensos laranjais, ora inóspitos e selvagens, recobertos por uma multiplicidade enorme de vegetação em que predominam o Pinheiro Bravo, as Acácias e em algumas áreas já o Eucalipto - que abraçam e albergam chãos verdejantes, ricos em água e onde vegetam pastagens e culturas tradicionais.
  




