Custos de Participação

Os nossos Percursos Temáticos Livres enquadram-se no conceito “Free Walking Tours”, ou seja, são passeios “gratuitos”.
A palavra “gratuitos” tem um apelo óbvio para participantes preocupados com os custos, mas também levanta algumas questões e alertas, desde logo porque as visitas guiadas são algo que normalmente acarreta um custo relativamente substancial:

  • Como é que os passeios podem ser gratuitos?

    Os passeios são “gratuitos” porque, ao contrário dos serviços prestados pelas empresas comerciais, não há preço pré-definido para participar, nem nenhuma outra taxa fixa. Em vez disso, você pode dar uma “gratificação” ao seu guia após o passeio com o valor que achar mais justo para a experiência proporcionada. A relação custo-benefício é determinada por você, portanto, não há risco de ser “enganado” ou sentir que não valeu a pena. Por outro lado, se o passeio não corresponder às suas expectativas (ou por qualquer outra razão), pode ir embora sem ter que se justificar ou pedir reembolso.

  • Se é "grátis" é porque não presta ou é de qualidade inferior?

    Não, pelo contrário. Este tipo de percursos tende a ser de melhor qualidade, pois à partida o pagamento não está garantido e o ganho está dependente da qualidade da atividade e pelo empenho e aplicação demonstrada pelo organizador / guia.

  • Vou de alguma forma ser pressionada(o) a dar uma gratificação?

    Não, de forma nenhuma. O nosso objectivo não é “mendigar” esmolas, mas sim obter uma gratificação que o participante ache justa de acordo com o nosso empenho e pela experiência proporcionada.

Em suma, o conceito de passeio “gratuito” é um cenário em que todos ganham, tanto os participantes como o organizador / guia da atividade, tornando as experiências acessíveis a todos, independentemente do seu poder de compra. Os passeios “gratuitos” são uma maneira alternativa empolgante de partir à descoberta e economizar dinheiro, ao mesmo tempo que apoia guias e empreendimentos locais interessados e empenhados.

Dica para as gratificações: Se você decidir dar uma gratificação, certifique-se que traz notas de vários montantes. Dessa forma, você pode dar ao seu guia a quantia que ele merece, conforme determinado por você (após o passeio, é claro), sem o incômodo de ser muito pouco e achar que ele merecia mais, ou entregar uma quantia maior e pedir troco.

E acima de tudo lembre-se que desta forma você é totalmente Livre.